Cabeçalho

G12Piaui

Divulgue-nos

Divulgue-nos
Este é o nosso banner.

terça-feira, 31 de agosto de 2010

É da Vontade de Deus?


"Será que é da vontade de Deus?" "Como achar a vontade de Deus?" "E se não for da vontade de Deus?" São indagações muito comuns entre os crentes. Espero que este artigo venha ajudar a muitos a acharem a vontade de Deus nas decisões que têm que tomar e viver com paz e segurança.
 
Vamos supor que você tenha errado nas decisões e esteja sofrendo as conseqüências. Há remédio para essa sua situação? Talvez não haja soluções simples e talvez não seja possível você voltar atrás e desfazer o que fez. Deus, porém, sempre tem alguma solução. Nada é difícil demais para Deus; só que pode não ser exatamente  como você pensa. Será infinitamente mais e melhor do que você pensa ou pede.
 
Quantas vezes você deve ter lamentado: "Ah! Se eu soubesse o que eu sei hoje, na teria feito o que fiz  no passado!" Mas adianta lamentar? Resolve? Não!
 
Como o discípulo Pedro disse a Cristo Jesus, muitas vezes eu também digo, é claro que numa situação  bem diferente da de Pedro, mas que me faz igualmente correr aos braços do Senhor: "A quem irei eu?  Tu tens a palavra da vida!" O Senhor nosso Pai é tão bondoso! Ele tem sempre um jeito de resolver a nossa dificuldade. Basta humildemente recorrer a Ele e depositar n´Ele a nossa confiança. Ele é tão poderoso e soberano que pode transformar em bem os estragos de nossas decisões erradas. Bondosamente Ele nos consola e nos guia em outros atalhos e nos coloca de volta na rota certa.
 
Graças a Deus, eu aprendi a amar e a valorizar a Palavra de Deus, a tal ponto que verdadeiramente creio que ela é a lâmpada para os meus pés e luz para o meu caminho  (Salmo 119:105). Creio que a Palavra de Deus é poderosa a ponto de estar sustentando até hoje os planetas nas suas órbitas. Tudo se procria por causa da palavra proferida no dia da criação. As leis da Física, da Química, da Botânica, Biologia, etc. se cumprem naturalmente sem nenhum esforço, por causa da palavra que saiu da boca do nosso Deus. E dessas palavras de Sua boca é que nós também viveremos se as obedecermos.
 
Colocarei aqui algumas pistas que nos levam a achar a vontade perfeita de Deus. Lembremos que há uma condição para estas pistas: "E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, a agradável e a perfeita vontade de Deus." ( Rm 12:2)
 
Para a segurança do crente, todas as seguintes pistas devem estar alinhadas por um prumo, que é a Bíblia. Todas as pistas são, de uma forma ou de outra, baseadas na Palavra.
 
Primeira pista - A Palavra de Deus, a Bíblia: Em geral, eu busco a Palavra, folheando a minha Bíblia ou tentando me lembrar de algo que já tenha estudado ou escutado. Busco às vezes por muitas horas e dias, outras vezes num instante incrível. Busco até que o meu espírito se alegra e tem convicção que provém de Deus. Chamo isso de revelação da Palavra.
 
Outras vezes, procuro me lembrar dos princípios de Deus. Deus se move por princípios e é por revelação também que aprendemos Seus princípios que permeiam a Bíblia. Por isso a leitura da Bíblia diária e sistemática é muito importante.
 
Segunda pista - A paz e a alegria no nosso coração: Quando estamos realmente sinceros para aceitar a vontade de Deus, não importa se esta requererá de nós o abandono de certos hábitos, ou de certos pecados ou de certas amizades ou certas vontades, não seremos enganados pelas nossas emoções. A paz e a alegria serão a resposta à nossa indagação ("porquanto Deus lhe responde na alegria do seu coração." - Ec 5:20).  Um coração sincero e pronto para obedecer a Deus, dificilmente será enganado. Mas quando já nos apegamos a certas vontades e idéias e não queremos abrir mão delas, seremos tendenciosos nas conclusões e ficaremos mais confusos ainda.
 
Terceira pista - Evidências das circunstâncias: Muitas vezes, alguns acontecimentos mostram evidências ao longo do nosso caminhar. É bom prestarmos atenção em possíveis respostas ou evidências que imaginamos que sejam parte da respostas aos nossos desejos. Para colocar pedidos de provas a Deus, é claro que não vamos colocar sinais absurdos. Podemos colocar prazos e sinais, mas também devemos ser honestos quanto a esses dados. Por isso devemos pensar bem nesses prazos e sinais, para não ter que mudá-los quando não gostamos das respostas ou não as entendemos.
 
Em momentos difíceis, o Espírito Santo tem me inspirado nos sinais a colocar diante de Deus. Ele tem me dado idéias boas. Conte com o Espírito Santo como seu melhor amigo. Alías, até Jesus Cristo nos aconselhou que ouvíssemos a voz do Espírito Santo.
 
Não é seguro ser místico e não ter os "pés no chão" e nem é tampouco seguro ser racional demais. É preciso ter certo equilíbrio. Uma vida constante de comunhão com Deus e leitura bíblica, nos guarda de muitos erros. Creia na soberania de Deus. Ele o ajudará a entender as evidências ao seu derredor.
 
Quarta pista - Profecias: Podemos pedir profecias por meio de profetas que não estão a par de nossa busca de resposta. Não devemos ir a eles com se fossem adivinhas, mas em muita oração, podemos esperar deles uma palavra do Senhor. Em caso de dúvidas. Podemos recorrer a outros profetas também para confirmações.
 
O dom da profecia e o dom do profeta foram colocados por Deus na Igreja, a fim de edificar e ajudar os cristãos a crescerem na semelhança de Cristo Jesus. Então, é da vontade de Deus que recorramos aos profetas do Senhor. É claro que existe todo cuidado com relação às profecias e à pessoa do profeta, que é outro assunto. Desde o Velho Testamento até o Novo, sempre existiram profetas e Deus falou através deles e há inúmeros exemplos na Bíblia.
 
Quinta pista - Provisão divina: Como parte de confirmação, devemos esperar pela provisão. Quando a vontade do Senhor se realiza, Ele se torna responsável do "negócio" e Ele providencia todos os recursos: financeiros, conexões com pessoas chaves e no tempo certo.
 
Enfim, lembramos de algumas promessas: "Aquele que nem mesmo a seu Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas?" (Rm 8:32)
 
"Ora, Àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera, a esse glória na igreja, por Jesus Cristo, em todas as gerações, para todo o sempre. Amém." (Ef 3:20,21)
 
"A paz de Deus, que excede todo entendimento, guardará os vossos corações e as vossas mentes em Cristo Jesus" (Fp 4:6,7)
 
Um conselho:  Não tome passo algum se não tiver convicção do seguinte. É preferível permanecer onde está até que o seguinte passo lhe for confirmado.  Mas quando confirmado, não titubeie. Aja imediatamente com FÉ no amor e na soberania do Senhor.
 
Às vezes, com uma pista apenas você pode sentir convicção de que é Deus confirmando a sua decisão. Aja com fé n´Ele. Ele o sustentará sempre! Ele jamais o deixará.
 
Se errar, não se desanime. Continue buscando e você vai aprender a ouvir a voz do Senhor que o ama muito. Mais do que você e os seus queridos que "torcem" por você, o nosso Pai é quem mais tem interesse que você acerte e viva seguro e alegre cumprindo o seu destino aqui na terra.
 
Sarah Hayashi

0 comentários:

Postar um comentário

Usuarios Online