
No discipulado podemos compreender dois tipos de discípulos: das células e do G12. Nas células, eles são chamados de discípulos indiretos porque um dia irão migrar para o G12, onde receberão o ensino de caráter diferente.
Então, G12 é o discipulado direto, onde discipula-se para implantar uma só mentalidade no Governo. No G12 há uma formação onde o caráter de Deus é padronizado em suas vidas. Quando o Governo não tem uma mentalidade padronizada é um grupo, e não um governo.
Mas, como formar discípulos em um mundo tão individualista? Como podemos consolidar os discípulos se cada um está preocupado com suas necessidades, ocupados com suas próprias agendas, onde cada um proclama sua própria liberdade? Ao mesmo tempo com uma ausência terrível de cuidado.
Porém, Deus quer que transformemos tudo isso pelo poder do Seu amor revelado no Sangue de Jesus, que é verdadeiro e que nos consolida de forma verdadeira. Assim, veremos como gerar e formar verdadeiros discípulos:
1. ENTENDENDO QUE É NECESSÁRIO: “CRESCIMENTO"
Não podemos caminhar como se fossemos crianças o tempo todo (Hb 5:12-13, I Pe 2:2). Já somos adultos, temos a personalidade da Visão e vamos caminhar nela. Quando entramos no G12 significa que crescemos para multiplicar.
É necessário entender que o discipulado faz muitas exigências, mas o G12 já é um discipulado maduro. Carneiros e ovelhas adultos não mamam mais. Mamar é para cordeirinho, e há pessoas que amadurecem, mas não querem crescer nem nas emoções e nem no espiritual.
2. CONHEÇA O OBJETIVO DO GOVERNO:
O Governo dos 12 deve ser constituído por verdadeiros discípulos, porque não é ajuntamento de um grupo, mas formação de uma equipe, de um governo. O G12 gerencia uma multidão, alimenta e amadurece os discípulos, formando personalidade, tratando do caráter e ensinando-os que tudo é possível quando se decide obedecer e cumprir a vontade de Deus.
3-ESTÁ EM SUAS MÃOS:
Todo o sucesso de sua equipe está em suas mãos. Consolide os seus discípulos ou seus 12, se for possível uma vez por semana, tenha isso como uma necessidade para que haja multiplicação. Se todos se reunirem uma vez por semana ninguém perderá o ânimo e veremos uma multidão incontável convertida. Por intermédio dessa estratégia o povo desta cidade se converterá, e o nome de Jesus será exaltado.
4- PRINCÍPIOS DEVEM SER CUMPRIDOS:
Só é verdadeiro amigo e discípulo quem cumpre princípios (Jo 8:31, 13:35, 15:8 e 15:15). Hoje sabemos o que devemos fazer e às vezes temos dificuldade em obedecer. Algumas pessoas entram em depressão por causa da desobediência. Toda pessoa deprimida tem por trás um argumento, um histórico de pecado. Melhor obedecer do que sacrificar.
5- DESCULPAS E ARCUMENTOS ABREM PORTAS A SATANÁS:
Satanás é senhor dos argumentos, ele quer prender e acusar para colocar a pessoa em casulos e cadeias, mas para isso se manifestou o Filho do Homem. Quando você vir um discípulo falando mal de você ou querendo questionar a idoneidade da Igreja, do pastor... pode olhar, está flechado, tem argumentos na sua vida.
6. RESOLVA PROBLEMAS, NÃO TRANSFIRA:
Quando o discípulo não estiver bem espiritualmente, deve correr para o seu discipulador, que apesar de não ser perfeito, com certeza irá ajudar. Ensine seus discípulos a não trocarem de discipulador, ame-os e, ainda que o discipulado seja duro, o discípulo deve permitir-se discipular. Normalmente quando trocamos de discipulador simplesmente transferimos o problema, mas não resolvemos.
7. SEJA O EXEMPLO DOS FIÉIS:
Quando corrigimos alguém somos mal interpretados, porque as pessoas não gostam de ser corrigidas. Ser um bom discipulador é tarefa para quem é bom discípulo. Você é exemplo, seja modelo, fale somente aquilo que faz.
Na Visão este datado não funciona: “Faça o que mando e não o que faço”.
Não deixe que seu discipulado vire uma chefia onde se dão ordens, mas nada se faz. Jesus disse que o discipulado vem para fazer do discípulo um amigo do líder e, aí, nasce Provérbios 17:17: "em todo tempo ama o amigo e na angústia nascerá o irmão".
O verdadeiro discipulado é aquele que faz de um amigo um verdadeiro irmão na hora da angústia.
O dia da angústia vem, e devemos permanecer firmes. Mas quem é que vai nos consolidar no dia da angústia? Só quem foi consolidado. Quem consegue fazer de um discípulo um amigo ganhou um verdadeiro irmão para o dia da angústia, que é tudo o que precisamos. No dia da angústia não precisamos de um discípulo que só aprendeu, mas que use tudo o que aprendeu.
8. JAMAIS DESISTA DO DISCIPULO:
Certo homem mandou o jardineiro de sua casa jogar um pedaço de árvore cara que julgava estar ocupando espaço inutilmente. Um artista plástico pegou aquele tronco e fez uma bela águia.
No dia da exposição de suas obras, um juiz, ao ver a águia, ficou maravilhado com sua beleza e comprou-a pelo valor R$ 25.000, ele disse que a águia era perfeita para o jardim da sua casa. "Onde você conseguiu essa madeira tão diferente?", perguntou. O artista respondeu: "no lixo". O Juiz disse que só um louco jogaria aquela madeira. O artista respondeu: "eu peguei do lixo da sua casa".
Aquilo que era lixo se tornou uma preciosidade e parte do jardim. O discipulado é isso: muito lixo, mas o lixo aduba grandes árvores para dar bons frutos, após estar processado. Então, processe o lixo para que se torne adorno. Muita gente que é apenas um "tronco", tornar-se-á uma águia.
Sim... forme discípulos, seja pai, mãe de multidões!
0 comentários:
Postar um comentário